Câncer de Estômago, como prevenir?

O câncer de estômago ou câncer gástrico é uma doença silenciosa e que pode não apresentar nenhum sinal ou sintoma em seu início.

Vale lembrar que existem hábitos diários que podem contribuir para seu surgimento. É importante saber que dores no estômago, saciedade alimentar precoce, dificuldade na digestão de alimentos, perda de peso e anemia devido à deficiência de ferro são sintomas da doença. No entanto, o diagnóstico do câncer gástrico só pode ser feito através da endoscopia digestiva alta. A diminuição dos casos de câncer de estômago nas últimas décadas é devido aos novos hábitos alimentares. Isso inclui um maior uso de sistemas de refrigeração para o armazenamento dos alimentos.

Para reduzir o risco, deve-se evitar alimentos defumados e carnes salgadas e peixes em conserva. Uma dieta rica em frutas e vegetais frescos também pode reduzir o risco. Frutas cítricas, como laranja e limão, podem ser especialmente úteis. O tabagismo pode aumentar o risco de câncer de estômago proximal (porção do estômago mais próxima ao esófago). O tabagismo aumenta o risco de muitos outros tipos de câncer e é responsável por cerca de um terço de todas as mortes por câncer. Atente-se aos sinais e busque manter uma vida saudável!

Deixe o seu comentário!

Sobre Nós

A Gastro Service é uma equipe de médicos especializados em gastroenterologia e endoscopia digestiva, diagnóstica e cirúrgica, com mais de quinze anos de experiência.