4 problemas gástricos mais comuns

Dores abdominais, intestino preso ou sensibilidade estomacal são problemas gástricos comuns, normalmente passageiros e fáceis de serem tratados.

Mas, podem mascarar doenças graves e que merecem atenção quando surgem com frequência e por tempo prolongado. Entenda quando os desconfortos estomacais indicam algo mais sério.

Azia; Se o desconforto aparece sem motivo aparente relacionado à alimentação e vem acompanhado de perda súbita de peso ou presença de sangue nas fezes, pode ser sinal de refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva caracterizada pela irritação na mucosa do tubo alimentar causada pelo ácido do estômago ou pela bile que voltam pelo esôfago.

Constipação; Nem sempre problemas de intestino preso sinalizam um graves problemas, mas quando a condição permanece mesmo quando você adota uma dieta balanceada, vale ficar atento e procurar um médico, pode indicar mau funcionamento da tireoide ou Síndrome do Intestino Irritável.

Sensibilidade estomacal; O desconforto gastrointestinal pode aparecer após uma contaminação por bactérias, mas se ele dura mais de quatro dias e é acompanhado de febre, vômitos ou fezes de coloração muito escura, pode ser sinal de Síndrome do Intestino Irritável, problemas de tireoide, lesão no cólon, doença de Crohn, intolerância alimentar ou até mesmo câncer.
Inchaço excessivo e gases; normalmente, são desconfortos passageiros causados por alimentos ou acúmulo de toxinas, mas as condições também podem ser sintomas de problemas mais sérios, como doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável e colite, uma reação inflamatória no cólon, geralmente autoimune ou infecciosa.

Se você possui algum desses sintomas, procure seu médico e saiba como amenizar problemas gastrointestinais.

Deixe o seu comentário!

Sobre Nós

A Gastro Service é uma equipe de médicos especializados em gastroenterologia e endoscopia digestiva, diagnóstica e cirúrgica, com mais de quinze anos de experiência.