O que é o câncer de esôfago?
O câncer de esôfago é uma lesão maligna no interior do tubo que liga a garganta ao estômago. O esôfago tem cerca de 25cm e suas paredes são formadas por 4 camadas de tecido: mucosa(reveste o interior), submucosa, muscular e adventícia (o tecido mais externo).
No Brasil, ele é o sexto tipo de câncer mais frequente nos homens e o décimo quinto mais frequente nas mulheres. Segundo o Atlas da Mortalidade por câncer (2017), dos 8.420 mortos, 6.580 eram homens e 1.840 eram mulheres.
Quais os tipos de câncer de esôfago?
O câncer de esôfago se divide em duas variedades:
- carcinoma epidermoide escamoso – mais comum em pessoas de pele negra e consiste em 96% dos casos, segundo o INCA, e se manifesta na terça parte superior e na parte média do esôfago, sendo associado ao consumo de tabaco e bebida alcóolica.
- Já adenocarcinoma é mais comum em pessoas de pele branca. Segundo o Dr. Drauzio Varella, ele se manifesta primeiro nas glândulas secretoras de muco e na maior parte das vezes a doença está relacionada à esofagite de refluxo crônica, ao consumo do tabaco, à obesidade e ao esôfago de Barrett.
O que tem chamado mais atenção da comunidade médica é o aumento significativo de casos de câncer tipo adenocarcinoma, principalmente pelo número crescente de pessoas com obesidade. Somente no Brasil, são mais de 15 mil casos por ano de câncer, no geral, atribuído ao excesso de peso e obesidade, segundo um estudo promovido pela Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Universidade de Harvard e a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde.
Como se prevenir?
Como já falado anteriormente, entre o fatores de riscos estão o tabagismo, o consumo de álcool, a obesidade e também a disfagia (dificuldade de engolir alimentos), o consumo de bebidas em temperaturas superiores a 65ºC como o chimarrão, o consumo de carne processada como salsicha, a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV), entre outros fatores.
A melhor maneira de se prevenir é:
- Evitar o consumo de substâncias tóxicas como o tabaco e o álcool;
- Ter uma alimentação variada e balanceada com muita verdura, frutas e legumes;
- Diminuir o consumo de carne vermelha e gordura;
- Praticar atividades físicas.
Além disso, é importante estar sempre atento à saúde para identificar e tratar a doenças como o refluxo gastroesofagiano (DRGE), acalasia, esôfago de Barrett, tilose, além de tomar a vacina contra o HPV.
Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais usando a tag #medicinaconsciente!