O Exame

O Videoendoscopia Digestiva Alta

A Videoendoscopia Digestiva Alta é um exame utilizado para investigação de sintomas digestivos.Trata-se de um método simples, preciso e seguro, que permite a inspeção direta da mucosa do tubo digestivo alto, utilizando um tubo flexível fino, que possui uma câmera em sua extremidade e gera imagens a um monitor de alta definição.Tornando possível realizar técnicas que compreendem a coleta de fragmentos de mucosa (biópsias), células e secreções para, respectivamente, exames anatomopatológicos, bacteriológicos e parasitológicos.

Informações...

- É indicada em todas as situações clínicas associadas a uma doença da porção superior do tubo digestivo.

- Serve para avaliar sintomas como dores abdominais, náuseas, vômitos ou deglutição difícil, além de outros.

- É considerado o melhor exame para encontrar a causa de hemorragia digestiva alta. Sendo um método ímpar na detecção de processos inflamatórios, úlceras ou tumores (benignos ou malignos) do esôfago, estômago e duodeno.

- Este exame pode ser considerado simples, rápido (cerca de 5 minutos) e de fácil realização. Ocorrendo com a introdução de um aparelho fino calibre pela boca e que permite visualizar até parte do duodeno e tirar fotos dos locais examinados. Se necessárias podem ser realizadas biópsias. Apesar do aparelho ser flexível pode ser considerado normal um discreto desconforto durante a sua passagem.

- Para facilitar a tolerância ao exame é feito um spray de anestésico na garganta e medicamentos pela veia que podem causar leve sonolência e relaxamento.

- Durante o exame o paciente tem sua atividade cardíaca e a oxigenação sanguínea avaliadas continuamente através de aparelhos, gerando mais segurança ao exame.

- Deverá ser feito jejum de 6 horas. Se o exame for realizado pela manhã, não se deve comer após as 22 horas e se houver dificuldade na passagem dos alimentos, só faça uso de líquidos claros no jantar. Se o exame for realizado a tarde, o café da manha deve conter alimentos leves, de acordo com as orientações obtidas no momento da marcação.

- Se tiver exames videoendoscópicos anteriores, traga-os no dia do exame.

- O paciente deverá comparecer a clínica com a solicitação do exame e documentos de identidade e se necessário a carteira do convênio, acompanhado por adulto em boas condições de saúde física e mental devendo o mesmo estar presente desde a entrada do paciente na clinica até a sua saída. Na ausência de acompanhante ou se o paciente vier dirigindo, o exame deverá ser remarcado.

- O horário de agendamento do exame é flexível servindo de referência para a chegada do paciente a clínica, podendo ocorrer atrasos em função de dificuldades de autorização do procedimento junto ao convênio, ausência do acompanhante no momento do exame, ou tipo de procedimento que está sendo realizado no paciente que o esta precedendo, da mesma forma que poderá ocorrer com seu exame.

- Antes de ser liberado, o paciente deverá permanecer em observação na sala de recuperação durante cerca de 20 minutos.

- Os efeitos dos medicamentos utilizados durante o exame cessam logo após o término do exame, mas a sonolência ou tontura podem persistir por algum tempo, o que torna necessária a presença do acompanhante, para levá-lo para casa.

- O paciente poderá se alimentar com dieta leve cerca de 1 hora após o exame não sendo permitida a ingestão de bebidas alcoólicas e condução de veículos nas 12 horas seguintes ao exame devido ao risco de interação com os medicamentos usados.