O Exame

Prestamos assistência à saúde com foco em consultas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área de Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia.

As Dilatações Endoscópicas

A Dilatação Endoscópica, como o nome indica, tem como objetivo dilatar segmentos do tubo digestivo que tenham o seu calibre reduzido (denominadas estenoses). Esta diminuição do calibre habitual pode resultar de alterações do desenvolvimento do indivíduo (causas congénitas), de doenças naturais (neoplásicas e não-neoplásicas) ou devido a intervenções médicas (causas iatrogénicas).

Informações...

De uma forma não exaustiva, apresentamos de seguida algumas indicações para dilatação endoscópica, dividas por segmentos do tubo digestivo:

- Esófago: Neoplasia do Esófago; Esofagite Cáustica; Esofagite de Refluxo; Acalásia; Anel de Schatzki.

- Estômago e Duodeno: Estenoses Pilóricas Malignas ou Benignas; Estenoses de Anastomose Cirúrgicas

- Intestino Delgado e Cólon: Estenoses associadas com Doença de Crohn, Diverticulite, Enterite e Colite Rádica.

- Vias Biliares e Pâncreas: Colangite Esclerosante Primária, Estenoses pós-transplante hepático, Pancreatite Crónica, Colangiocarcinoma.

- O procedimento pode ser realizado sob sedação em conjunto com uma endoscopia. O médico borrifará um spray de anestésico local na garganta e administrará a sedação para ajudá-lo a relaxar. O endoscópio é então passado pela boca para o esôfago (e, se possível, ao estômago e duodeno). O endoscópio não interfere com a respiração. Neste ponto, o endoscopista definirá se usa um balão dilatador ou sondas plásticas sobre um fio-guia para realizar a dilatação.

- Pode ocorrer uma sensação de pressão na garganta ou no peito durante o procedimento. Eventualmente, o procedimento deve ser feito com acompanhamento radiológico.

- Deverá ser feito jejum de 8 horas. Comunique com antecedência sobre o uso de medicamentos, particularmente aspirina, anticoagulantes e remédios para "afinar o sangue". A maioria dos remédios podem ser continuados como de costume, mas podem ser necessários ajustes antes do exame.

- A dilatação de uma estenose também é frequentemente utilizada como passo necessário para a posterior colocação de uma prótese.

Veja os Convênios que Aceitamos

Buscamos os melhores profissionais para atender você de forma personalizada e segura.