O Exame
Prestamos assistência à saúde com foco em consultas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área de Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia.
A Pesquisa do Helicobacter Pylori
São métodos para se diagnosticar a presença da bactéria H.pylori (responsável pela ocorrência da maioria das úlceras e de gastrite crônica).
Informações...
- Pacientes com sintomas de inflamação da mucosa do estômago, gastrite, úlcera péptica ou dispepsia (dor ou desconforto e queimações na parte superior do abdômen, sensação de inchaço na barriga, rápida saciedade da fome, geralmente depois de comer apenas uma pequena quantidade de alimento.).
- A amostra depende do exame pedido pelo médico. Pode ser de fezes para pesquisa de antígenos do Helicobacter pylori ou de sangue para pesquisa de anticorpos.
- Um exame mais invasivo requer um procedimento chamado endoscopia, em que é passado um tubo pela garganta até o estômago, para retirar uma pequena amostra de tecido (biópsia) do revestimento do estômago.
- Algumas vezes, o teste respiratório é usado no lugar da biópsia. O paciente bebe um líquido contendo ureia com uma quantidade inofensiva de radioatividade.
- Nenhuma preparação é necessária para os exames no sangue.
- Para o teste respiratório, há algumas restrições: Durante quatro semanas antes do teste devem ser evitados antibióticos e antiácidos com bismuto.
- Durante duas semanas antes do teste devem ser evitados inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, lansoprazol ou esomeprazol.
- Durante uma hora antes do teste é necessário jejum absoluto (incluindo água).
- Para o exame nas fezes ou em biópsia gástrica, devem ser evitados antibióticos, antiácidos e medicamentos contendo bismuto durante 14 dias antes do exame. Para a endoscopia, é recomendado jejum após a meia-noite do dia anterior ao exame.
- O paciente permanecerá após o exame por cerca de 30 a 60 minutos para recuperação.
Veja os Convênios que Aceitamos
Buscamos os melhores profissionais para atender você de forma personalizada e segura.