O Exame

A Doença Inflamatória

São doenças auto imunes mas de origem ainda desconhecidas, caracterizados muitas vezes por dor abdominal, diarréia que pode vir acompanhada de muco, sangue e perda de peso. Existem duas formas principais a reticolite ulcerativa idiopática e a doença de crohm.

Informações...

- Doenças Inflamatórias Intestinais não são contagiosas e nem desencadeadas por algum alimento específico, embora, maus hábitos alimentares possam piorar os sintomas.

- Os mais comuns são: dor abdominal, náuseas, vômito, diarreia, febre moderada, distensão abdominal, fraqueza e cansaço. Pode ocorrer perda de peso e presença de muco e/ou sangue nas fezes.

- O diagnóstico é dado após exame clínico em concordância com exames laboratoriais e radiográficos e análise de evidências endoscópicas e histopatológicas. Uma avaliação minuciosa é importante, pois os sintomas das principais Doenças Inflamatórias Intestinais são semelhantes e também se parecem com os da Síndrome do Intestino Irritável.

- O tratamento varia de acordo com as necessidades do paciente e podem incluir medicamentos (principalmente imunodepressores e anti-inflamatórios específicos para o intestino), suplementação nutricional, cirurgia (remoção das partes mais gravemente afetadas e até mesmo ileostomia), dieta e outras terapias auxiliares.

- Se não tratada corretamente, pode causar complicações, como hemorragias, e doenças graves, como câncer de intestino.